segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Qual o risco real da COVID-19? (10/2021)

É preciso dizer ainda que no Brasil a queda estimada na espectativa de vida é entre 1,9 a 3 anos. Mas, tb q no fim da URSS a queda foi de 6 anos. E q a comparação com a mortalidade da segunda guerra mundial é equivocada se não inclui a Rússia e a China que foram os territórios onde morerram mais de 40 milhões de pessoas. Quem me conhece pelas redes sociais sabe que lá no início da PANDEMIA eu apostei que ela não teria um impacto tão grave como se alardeava a partir de projeções feitas pelo Imperial College of London em parceria com a mesma Universidade de Oxford, deste estudo atua. Parece que eu estava completamente equivocado então na minha estimativa de risco da covid19. Talvez. E eu digo talvez não por picardia, nem por orgulho. Mas é que os dados aí são focados, né, nas regiões que tiveram o pior desempenho no mundo em relação à covid. Europa e Américas. Os dados mundiais contam outra história. Para ilustração, é fácil verificar que a taxa de mortalidade por covid está pouco acima de 2000 por milhão nos EUA e UK e no BR está perto de 3000 por milhão, enquanto, considerando o mundo todo a taxa é de 600 por milhão de habitantes. Com certeza, portanto, com um impacto bem menor na expectativa de vida do que o identificado nos países do estudo de Oxford. Eu faço isso, repito, não por picardia ou por orgulho. Mas porque de fato tem mais informação a ser considerada aí. E pq lá, naquela época, eu fiz outra aposta que era a importante mesmo naquele momento. Era a aposta de que, mesmo com uma gravidade maior do eu estimava, o melhor caminho não seria a quarentena generalizada, por tempo indeterminado, até a vacinação em massa. Na verdade apostei que esse seria um dos piores caminhos possíveis. E, tão cedo quanto possível, identifiquei que a melhor alternativa era a rigorosa vigilância epidemiológica com o isolamento, a quarentena, dos contaminados / contatos. E não de toda a população. Desta, apenas em territórios e por tempo restrito. Algumas semanas. E foi isso que fizeram a China e o Vietnan, por exemplo. E os seus resultados são muito superiores aos do BR e mundo ocidental em geral, tanto no controle da epidemia quanto na economia. Isso é fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário