sexta-feira, 1 de setembro de 2023

Porque não podemos pedir violência policial contra manifestações de direita

Bom dia gente. Olha, estão pedindo, alguns aí, a violência do Estado contra manifestantes e desobedientes. Muito cuidado nesta hora. Eu entendo bem quem tá pedindo truculência das polícias contra os Bolsonaristas. Trata-se da ameaça fascista e eu, talvez bem mais do que a grande maioria, tenho uma noção histórica, humana, do risco e dano do fascismo. Quem me conhece pelas redes sabe que eu, desde que o fascista subiu à presidência, eu passei a usar a bandeira antifa como minha imagem de perfil. E, sendo anarquista, eu voltei a votar e fiz campanha eleitoral, pra gente derrotar o fascismo. Mas, é óbvio que derrotar o fascismo não é apenas tirar um fascista da presidência. E nós não podemos abrir brechas e ampliar o poder fascista no nosso dia dia. Ao contrário, precisamos vencer o fascismo na nossa vida cotidiana. Na vida real, vivida. E não vai ser fazendo elogio à violência do Estado nem mesmo fazendo elogio à Institucionalidade brasileira que vamos conseguir isto. Veja, aqui no BR, nós sempre fomos fascistas. Aqui o poder econômico e o Estado sempre foram violentos. Abusivos. Aqui a gente convive diariamente com a tortura e a execução de populares, nas ruas, nas vilas, nas matas, nas delegacias, quartéis e prisões. E as cadeias brasileiras são, em geral, por si, formas de tortura e abuso, muito além da pena de privação de liberdade. As próprias condições de vida e trabalho de grande parte do povo brasileiro são, também, condições de opressão e violência. Então, a gente não pode ser conivente com a violência do Estado brasileiro, que já é absurda e realmente fascista. Mas a gente também não pode abrir brechas para o fascismo político e o abuso dos poderosos. Temos que ter a postura certa. Eu tb pedi o desbloqueio imediato. E até mesmo denunciei quem eu vi propagando violência armada, ou por parte das ffaa ou deles próprios diretamente. E espero que estes políticos, empresários, militares, religiosos etc q estavam, e alguns ainda estão, fazendo isto sejam identificados, detidos, processados e punidos. Mas não peço uma polícia que pratique violência desproporcional e abusos. Nunca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário