sábado, 5 de abril de 2025
Choque Recessivo nos EUA
O TARIFAÇO DO TRUMP foi um choque recessivo, para diminuir o consumo nos EUA.
O objetivo econômico imediato mais importantes do governo dos EUA é diminuir o duplo déficit, comercial e fiscal, que realmente estava completamente insustentável.
A economia toda dos EUA, parece que estava inflada e está desinchando.
A questão é quem vai pagar por isto? Internamente nos EUA, a opção do governo dos bilionários é clara, obviamente: todos pagam, menos os bilionários.
Todos pagam com os inevitáveis aumentos de preço e os bilionários são recompensados com diminuição de impostos.
Este é o plano.
Ocorre que esta crise tem a concentração excessiva, extrema, da renda entre os seus fatores de origem. Aumentar o erro não vai corrigi-lo.
O povo nos EUA já vem perdendo capacidade de consumo e qualidade de vida há anos, décadas até. Impor mais perdas não vai ser fácil. E o pior é que não vai resolver a crise. Ao contrário, ações assim só aprofundam a crise imediatamente. Criando um ciclo vicioso destrutivo. Analistas econômicos perspicazes já falam na possibilidade de guerra civil nos EUA. Certamente o conflito interno vai aumentar muito lá. E isto aumenta muito também o risco de grandes guerras envolvendo os EUA, pois, no limite, a guerra é a última justificativa para a grande destruição de riqueza e empobrecimento, que estão querendo impor sobre o povo nos EUA.
De qualquer modo, esta crise do sistema capitalista mundial, assim como ocorreu com a grande crise do sistema no século passado, só será resolvida com o avanço, e não com o retrocesso, da socialização e mundialização da produção e da vida social. E isto também já está em curso, representado, sobretudo, pela ascensão da China socialista e pelo seu papel numa nova economia mundialmente integrada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário