quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Em primeiro lugar, a lava a jato e o juizeco de Curitiba que se fodam-se.

Em primeiro lugar, a lava a jato e o juizeco de Curitiba que se fodam-se. Mas eu sou a favor que a bandidagem no poder seja toda devidamente apeada, investigada, condenada e justamente punida. Perda dos $$$. Perda do poder, principalmente.
Um bandido como o Aécio Neves, por exemplo, ou esse Gilmar Mendes, ou qualquer membro da família Marinho, ou Saad, ou Civita. São conhecidos membros de gangs, com larga história criminal, envolvendo vários tipos de delitos graves. Esses caras jamais poderiam ter o poder que têm, eles têm que ser investigados e punidos. Mas é difícil demais fazer isso contra as pessoas no poder. Parece que para acontecer algo assim ou se faz uma revolução ou é preciso o uso de recursos judiciais extraordinários.
Parece que a justiça precisa, para isso, usar recursos que vão ao limite da ilegalidade, do abuso de poder e da tirania. Como são, por exemplo, o princípio do domínio do fato e as prisões preventivas, ou o uso sistemático e copioso da mídia, de prisões temporárias e conduções coercitivas.
Eu entendo que isso seja assim e entendo também o risco disso. Então, quando um gangster como o Gilmar Mendes, vem defender que tá na hora de por freios na lava a jato, é claro que ele encontra argumentos razoáveis nos riscos que o uso indevido desses instrumentos traz para a justiça e a democracia. Então também tinham alguma razão os petistas quando bradavam contra os excessos do mensalão ou da lava a jato.
Mas eu fui a favor do uso do princípio do domínio do tato na época do mensalão. Fui contra a sua aplicação parcial. Porque, obviamente, se alguém seria o centro decisório para onde convergiam as investigações do mensalão, esse alguém não seria, apenas, o Zé Dirceu.
Agora, no caso da vaza a jato, eu não gostei do uso dela para o impítima. Ela foi o elemento decisivo. Foi a lava a jato que propiciou o combustível para a campanha do impitima. Chegando até o ato decisivo, o ato ilegal, insurrecional, golpista, da divulgação de áudio da presidente da república sem autorização do STF. Sem a vaza a jato o golpe não estaria acontecendo.
Por outro lado, tenho muito receio das prisões preventivas, é claro. As prisões brasileiras estão lotadas de pobres, sem acesso a justiça, presos preventivamente, sem julgamento, sem a devida defesa. Mas é um instrumento legal e pode ser razoável o seu uso em algumas circunstâncias, sendo o poder do acusado um fator a ser pesado. Quanto mais poderoso, quanto mais $$ e poder político, maior a razão de ser da prisão temporária. 
Mas você sabe e eu sei que aqui no BR é justo o contrário o que acontece. A vaza a jato é uma exceção que a partir de agora já estará sendo devidamente lacrada pelos poderosos de sempre. Eles atiçaram os cachorros contra o PT e agora já começam a por as focinheiras na matilha, pois o serviço já tá quase completo e não querem que os seus animais mordam os próprios donos e convidados, não é?
Mas será que vão conseguir? será que a parcialidade absoluta de tudo isso não ficará escancarada demais? É algo que veremos, eu torço que não consigam, que proliferem as ações judiciais que peguem políticos, empresários, juízes, militares e outros poderosos bandidos, como é o caso daqueles do governo, o presidente golpista e bandido Michel Temer e seu ministério de ratos, aqueles da cúpula do PSDB, os do judiciário, com o Gilmar Mendes na cabeça, aqueles do DEM, Caiado e ACMs, como é o caso também do João Leite ou do Khalyl aqui em BH etc. etc.
Veremos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário