domingo, 16 de outubro de 2016

Até quando vamos depender da abnegação dos professores para educar as futuras gerações?


Como disse o Mujica, é totalmente incompreensível que um político ganhe mais do que um professor de escola pública..
Mas a solução para o governo dos inimigos do povo é tirar mais recursos da educação pública, justamente agora que muitas famílias estão com dificuldade para pagar escolas privadas e uma parte está retornando para a pública. Aumentando a demanda e a pressão sobre os professores e toda a estrutura das escolas.
Sempre que se fala qualquer coisa social ou política atualmente vem logo um sujeito a dizer, mas o PT também não fez nada ou muito pouco nessa área. e outro a dizer, mas o PT fez mais do que todos os outros governos anteriores.
Em primeiro lugar, foda-se o PT. E pra que não me julguem errado. Foda-se antes o PSDB, o DEM, o PMDB, sobretudo. E fora Temer já.
O que o fez ou deixou de fazer o PT não é e não pode ser o parâmetro do certo ou do errado, do bom ou do mau em política pública no BR.
Em segundo lugar, pra julgar se fez muito ou pouco tem que levar em conta q a base de comparação, o ponto de partida, era muito baixo.
Dar acesso a graduação, ao ensino superior, para um número muito maior de jovens, isso foi algo que de fato aconteceu nos governos do PT. Tanto em escolas públicas quanto privadas com custeio ou financiamento público.
Mas até onde isso nos levou? Ao último lugar entre os países emergentes em termos de % de graduados, percentual de formados no ensino superior. Em último entre os emergentes e muito abaixo dos países da OCDE (países mais industrializados, mais desenvolvidos).
E qual a solução para isso que o governo dos inimigos do povo propõe? Congelar os gastos públicos por 20 anos. Cortar os financiamentos e custeio das vagas em faculdades privadas e fechar vagas e sucatear as públicas.
Aí o amarelo de carteirinha, aquele que saiu nas ruas de camisa da seleção e posta memes antipetistas na internet, já com o discurso ensaiado, vai dizer que temos que priorizar a educação primária, a base.
E tá serto, do jeito todo errado dos amarelos, isso tá certo. Temos que expandir em muito as vagas e a qualidade no ensino superior do país, estamos muito atrás de todos os países emergentes e desenvolvidos nessa área, mas temos que fazer um esforço gigantesco de qualificação do ensino básico no país, sobretudo.
E aí qual a resposta do governo dos inimigos do povo? O amarelo não sabe, porque não tem.
A resposta é o limite de gastos. A resposta é a falta de recursos. A resposta será mais sucateamento da escola e mais desvalorização do salário do professor. Escolas que já estão sucateadas e salários que já são desvalorizados em relação a outras profissões. E nem se compare aos políticos, pois vão achar que a gente é doido.
Mas não, isso não é loucura não. Isso é um plano razoável para mim. O salário, os benefícios e os recursos disponíveis aos políticos no exercício da sua função e em sua aposentadoria devem ser os mesmos do professor de ensino básico do país.
Isso enquanto tivermos que aturar políticos.
E quando esses ratos gordos engravatados, esfregando suas mãos de batedores de carteira, vierem te dizer que não tem jeito, que não tem recurso, que não dá para investir mais em educação, e que agora tem que cortar na aposentadoria, que a renda do povo tem que ser comprimida, porque o governo não tem como pagar, pergunta pra eles primeiro pelo deles, como é que o governo faz para pagar os supersalários e benefícios de políticos e outros privilegiados? E pergunta também por que no Brasil os rendimentos de capital (os lucros e os juros dos ricos) são menos tributados que nos outros países enquanto, ao contrário, aqui são os pobres e a classe média que pagam alto em tudo que consomem?
http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Educacao/Educacao-superior-em-Lula-x-FHC-a-prova-dos-numeros/13/16291
http://www.brasil.gov.br/educacao/2014/09/ensino-superior-registra-mais-de-7-3-milhoes-de-estudantes
http://educacao.uol.com.br/noticias/2011/04/21/pesquisa-sobre-populacao-com-diploma-universitario-deixa-o-brasil-em-ultimo-lugar-entre-os-emergentes.htm


http://www.ebc.com.br/educacao/2015/01/entenda-o-piso-salarial-nacional-do-magisterio

Nenhum comentário:

Postar um comentário