sábado, 16 de setembro de 2017

É hora de reagir

Olha, eu não posso, como realista que eu sou, aceitar que qualquer um de nós fale contra a inércia ou covardia ou apatia, ou qualquer coisa que vc queira chamar, do povo brasileiro que não reage à situação política em que nós estamos. Em primeiro lugar porque, sendo realista, eu tenho que perguntar pra cada um primeiro, mas qual é a sua reação? O que vc faz? Ou ainda para aqueles que reclamam de como o povo vota errado e termina elegendo os piores bandidos e os seus maiores inimigos: você não tem nada pra fazer além de reclamar, não?O que vc mesmo tá fazendo, cara? Mas o fato comum é que estamos ofendidos, envergonhados, tristes,, magoados e nos sentindo impotentes, sem capacidade de reação. Mas olha, a vida e a história não param. E algumas reações, as reações reais, nós de fato estamos tendo e vamos ter. Então, de novo, a pergunta importante pode ser, mas o que é que eu tô fazendo pra reagir? E, se for possível, o que é que nós estamos fazendo para reagir? Aquele ente multidiverso que se chama de povo está reagindo das muitas formas como sempre reagiu e sempre é normal reagirmos no desespero da pobreza e do abandono. Com violência mal direcionada e alienação conservadora. E agora, e você e eu e nós que somos o povo sem ser desse povo? Se alguém de 15 anos, sob a pobreza e a opressão desse sistema corrupto, sem perspectivas e sem possibilidades reais, pega uma quadrada e acredita que vai para a guerra contra o sistema, atirando contra iguais a ele... Você é quem vai condena-lo? Você é quem vai elogia-lo? Não se trata disso, mas de perguntar porque a guerra em que esses jovens entram nunca atinge o poder no país? No fim são sobretudo eles mesmos que morrem. Então eu me pergunto, porque, no Brasil, a guerra civil que dizima milhares todos os anos nunca tem como alvo os bandidos no poder? A resposta criminal não muda nada o sistema, apenas o reproduz e mantém. E, de fato, vivemos e temos vivido em um sistema violento de opressão e pobreza, onde os poderosos nos governos, nos legislativos, na justiça, no mercado financeiro, nas empresas, nas polícias, nas forças armadas,, nas igrejas, pra todo lado, são bandidos corruptos, farsantes, assassinos e psicopatas de todos os tipos. E qual a sua reação? Qual a nossa reação?

Nenhum comentário:

Postar um comentário